segunda-feira, 27 de julho de 2015

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO: Qual a atividade física mais praticada no Brasil?

País do futebol, mas nem tanto. Nos últimos anos, a musculação tomou o posto do esporte de Pelé e se tornou a segunda atividade física mais praticada no Brasil, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Em 2006, 20,74% dos brasileiros jogavam bola regularmente, mas o índice caiu para 14,87% em 2013 — o que deixou a modalidade em terceiro lugar. No mesmo período, os praticantes de musculação aumentaram de 12,60% para 18,97% da população.
A caminhada continua com a preferência nacional, com 33,79% de adeptos. O estudo mostrou ainda que, hoje, 33,8% das pessoas no país se exercitam com frequência, um crescimento de 12,6% nos últimos cinco anos.
— Qualquer atividade física é bem vinda para a saúde, mas a aeróbica é a principal. A musculação, por ser anaeróbica, é um complemento e deve responder por, no máximo, 30% de todo o pacote de exercícios — salienta o cardiologista Nabil Ghorayeb, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia e presidente do Departamento de Exercício e Esporte da entidade.
Atividades aeróbicas, como caminhar, correr, andar de bicicleta e jogar futebol, ajudam a melhorar a capacidade respiratória e a saúde cardiovascular. Além disso, favorecem a perda de gordura e trabalham a coordenação motora.
— O futebol ainda permite o contato social e o lazer. Mas, para quem é sedentário, jogar só no fim de semana pode trazer problemas sérios, até um enfarte — alerta o personal trainer Beto Abrahão, da Bodytech.
Por promover ganho de massa magra, a musculação acelera o metabolismo e ajuda no emagrecimento, assim como melhora a postura, a resistência, a disposição e a mobilidade. Também estabiliza as articulações, o que é importante para a prevenção de quedas em idosos.
Antes de praticar qualquer atividade física, é fundamental consultar um médico.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário